sábado, 11 de setembro de 2010

                                 Guevara
Um argentino de grandes feitos, susseso em todas as suas profissões de médico, fotografo a mais famosa de Guerrilheiro revolucionario, tinha um sonho um ideal de ter um mundo em que todos tivessem educação e fossem iguais perante a sociedade.
Em 1946 começou trilhar sua carreira cursou medicina em Buenos Aires, a parti dai só amadureceu nos anos seguintes resolveu fazer uma viagem pelas províncias Argentinas, e por vários países como: Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, El Salvador e Guatemala.
depois de ver a miséria de perto decidiu revolucionar de forma politica em meio de tantas lutas contra a desigualdade social.
Conheceu os irmãos Fidel Castro,Raúl Castro construíram com muita luta o Estado Cubano,"... Che esteve oficialmente no Brasil em Agosto de 1961, quando foi condecorado pelo então presidente, Jânio Quadros, com a Grã Cruz da ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. A outorga dessa condecoração foi o desfecho de uma articulação diplomática, iniciada pelo Núncio apostólico no Brasil, monsenhor Armando Lombardi, seguindo às instruções da Santa Sé, solicitando a ajuda do governo do Brasil para fazer cessar a perseguição movida contra a Igreja Católica em Cuba. Jânio Quadros solicitou a mediação de Che junto a Fidel. Guevara atendeu ao pedido de Jânio e concordou em ser o intermediá do apelo do Vaticano junto ao governo cubano...", participou de muitos projetos da URSS.
''...Em seguida parte para a Bolívia onde tenta estabelecer uma base guerrilheira para lutar pela unificação dos países da América Latina e de onde pretendia invadir a Argentina. Enfrenta dificuldades com o terreno desconhecido, não recebe o apoio do partido comunista boliviano e não consegue conquistar a confiança dos poucos camponeses que moravam na região que escolheu para suas operações, quase desabitada..."
Em Em 1997 seus restos mortais foram encontrados por pesquisadores numa vala comum, junto a outras ossadas, na cidade de Vallegrande, a cerca de 50 km de onde ocorreu a sua execução. Sua ossada estava sem as mãos, que foram amputadas (para servir como troféu) logo após a sua morte Seus restos mortais foram transferidos para Cuba, onde em 17 de Outubro deste mesmo ano são enterrados com honras de Chefe de Estado, na presença de membros da sua família e do líder cubano e antigo companheiro de revolução Fidel Castro.
Eu particularmente recomedaria o filme Diário de motocicleta, e ''CHE'' de Stevens Soderbergh, com 4h28 de duração, em duas partes, que retrata a revolução cubana e os seu 341 dias na partilha na Bolívia.
como diria Che ''Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário